Aves requerem cuidados especiais no inverno?
A resposta é SIM! Mesmo sendo um animal com penas, que protegem de baixas temperaturas, elas sentem as mudanças climáticas.
Aves têm a temperatura em torno de 39 a 40°C e temperaturas extremas podem afetá-los. É fácil visualizar que o pássaro está com frio, normalmente ele eriça as penas por longos tempos e fica em um canto da gaiola.
Mas como protegê-lo do frio?
Penas são isolantes térmicos, porém não são fontes de calor. Por isso é muito importante deixar seu pássaro em local sem corrente de ar frio.
Caso seu pet de penas fique em gaiolas o ideal é que ela fique dentro de casa, porém onde receba luz do sol de dia.
Você pode optar por cobrir a gaiola com capas protetoras, caso não seja possível mudar a gaiola de lugar ou seja um viveiro grande. Ninhos e tocas, compradas em agropecuárias, podem auxiliar neste momento e trazer mais conforto para seu pet ave.
E para aquecê-los você pode usar lâmpadas de cerâmica, fonte de calor que não retira a umidade do ar.
Lembramos que existem aves mais sensíveis, como calopsitas e periquitos, que podem desenvolver problemas respiratórios nesta época, então é bom ficar de olho no comportamento dos bichinhos e sempre que necessário procurar ajuda de um veterinário especialista em aves domésticas.
E se você tem um pet de penas, passe na Multiagro, temos uma linha completa de produtos e rações para seu pássaro crescer feliz e saudável.